Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

O que é Cirurgia Ortognática?

A cirurgia ortognática é uma cirurgia realizada para reposicionar os maxilares. Pode ser executada na maxila (onde fica a arcada dentária superior), na mandíbula (onde fica a arcada dentária inferior) ou em ambas. 

Durante a cirurgia ortognática, podemos obter um alinhamento correto entre os maxilares, entre os dentes (oclusão) e entre estes e o restante da face.
Consequentemente, uma melhor harmonia facial é alcançada.
Quando os dentes são movidos para frente ou para trás, para cima ou para baixo, ou quando são girados, os tecidos moles (pele, músculos, gordura) faciais no queixo, bochechas, lábios e ponta do nariz passam a ter uma conformação mais adequada.

Portanto, uma vez que os maxilares estão posicionados corretamente, uma harmonia entre as estruturas faciais é obtida, o que resulta em um perfil mais bonito, além de geralmente contribuir também para uma ampliação das vias aéreas. Esta última característica é particularmente importante nos casos de ronco e apnéia do sono.

O tratamento propriamente dito se inicia com o ortodontista. Em paralelo, são feitas as avaliações iniciais e possíveis intervenções com a psicóloga e/ou fonoaudióloga.

O aparelho ortodôntico é colocado para que os arcos dentários sejam alinhados, a fim de alcançar o melhor contato possível interdental, independentemente da posição das maxilas. Este método é chamado de “descompensação”. Para isso, os movimentos ortodônticos realizados geralmente são opostos aos que ocorrem no tratamento ortodôntico isolado. Por isso, frequentemente há uma piora do perfil facial durante esta primeira etapa, até que a cirurgia seja realizada.

Após as arcadas estarem alinhadas em suas bases ósseas, a cirurgia é então realizada de modo que uma ou ambas as maxilas são fixadas em uma nova e correta posição. O tratamento ortodôntico continua durante o tempo que for necessário (geralmente de 3 a 6 meses) após a cirurgia até que todos os dentes sejam trazidos para a oclusão mais adequada possível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário