Pesquisar este blog

domingo, 24 de junho de 2012

Por que precisamos de Cirurgia Ortognática?

Em geral, pessoas são submetidas à cirurgia ortognática devido a três motivos que podem aparecer juntos ou isoladamente:

- Maloclusão;
- Desarmonia facial;
- Ronco e apnéia do sono.

A maloclusão, que a grosso modo traduz-se pelo encaixe indadequado dos dentes superiores com os inferiores, prejudica a função mandibular e não permite a mastigação adequada dos alimentos. Isso pode exercer influência negativa na digestão dos alimentos e na saúde total do corpo. Além disso, o apinhamento dos dentes facilita o acúmulo de restos de alimentos e dificulta a manutenção da higiene oral. Assim, os dentes tornam-se mais susceptíveis à cárie dentária ou doença periodontal.
Também devido à maloclusão, os dentes podem se desgastar mais rápido do que o normal e a vida útil das próteses dentárias pode encurtar.

Maloclusões graves causadas por incompatibilidade de tamanho e posição dos maxilares (maxila e mandíbula) podem causar sérios problemas. Por exemplo, os pacientes com mandíbula (maxilar inferior) pequena são mais propícios a apresentarem ronco e apnéia do sono, o que por sua vez causa prejuízo a várias funções do corpo como pressão alta, sonolência durante o dia, dor de cabeça, dificuldade de concentração, nervosismo, entre outras.

Além de influenciar a harmonia facial, freqüentemente a maloclusão causa também forte efeito negativo sobre a função da fala e muitas vezes pode ser acompanhada de dor nas articulações temporomandibulares. Em casos de lábio superior curto associado ou não a excesso vertical da maxila (maxilar superior), os lábios ficam abertos durante o repouso e há grande chance de exposição exagerada da gengiva durante o sorriso.

E o que tem a ver o ronco e apnéia do sono com cirurgia ortognática? Muita coisa.

Um bom exemplo é o do paciente que apresenta retrognatismo, que pode ser observado clinicamente naqueles com "queixo pequeno". Esta alteração geralmente é acompanhada de um estreitamento da via aérea com consequente aumento da resistência à passagem do ar em particular durante o sono. Durante este período, nossos músculos estão relaxados, o que pode resultar no ronco e, em casos mais severos, em apnéia do sono (parada da respiração).

Uma das alternativas de tratamento para este paciente é justamente a cirurgia ortognática. Com este procedimento podemos reposicionar os maxilares colocando-os em uma posição mais adequada. O resultado disso é uma melhor oclusão dentária, associada a uma face mais harmônica e, principalmente, nestes casos, uma via aérea mais ampla.

Nenhum comentário:

Postar um comentário